Guilherme Bergamini

Colorir
(2020)


A série consiste na apropriação de oito fotografias icônicas, que marcaram época e fazem história pela relevância social e política.
No Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (FIF-BH), em 2013, tive a oportunidade de conhecer o trabalho “Mais populares de todos os tempos”, realizado pelos fotógrafos ingleses Clare Strand e Gordon Macdonald, que trouxe essas imagens históricas em formato de desenhos monocromáticos com linhas e pontos numerados. Um formato didático, o que remete às brincadeiras de desenhar de minha infância, ligando pontos e números, dando forma ao desenho, como aquelas revistas infantis de atividades.
Mostrei essas imagens para minha filha Malu, de quatro anos, e propus a ela colorir cada desenho como se fosse mais um dever de casa, no tempo e disposição dela.
A pureza de uma criança em colorir sem conhecer visualmente as fotografias originais em seus contextos e autores proporcionou um resultado lindo, ressignificando cada um desses momentos históricos.
Nessa vivência de confinamento e  isolamento social, devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), em 2020, reinventar é uma necessidade única e particular para cada um de nós.

1 Alberto Korda, Cuba – 1960.
2 Jeff Widener, Tiananmen Square, 1989.
3 Eddie Adams, Saigon, 1968.
4 Joe Rosenthal, Iwo Jima, 1945.
5 Richard Drew, New York, 2001.
6 Alfred Eisenstaedt, New York, 1945.
7 Neil Armstrong, The Moon, 1969.
8 Dorothea Lange, Nipomo, 1936.