Guilherme Bergamini

Fiquem em casa, não é uma gripezinha!
(2020)

Pesquisando na Internet sobre o novo coronavírus ( COVID-19) pelo mundo, vi o site do Ministério da Saúde do Brasil e deparei-me com uma lista dos 27 países que estão sendo monitorados pelo Governo Federal.
Listei esses 27 países citados na matéria de 3 de março de 2020, pesquisei no Google Street View aleatoriamente e apropriei de cada fotografia, encobrindo com círculos vermelhos as pessoas que aparecem na imagem.
É contraditório esse monitoramento realizado pelo Governo Federal pelo que observo nas ações praticadas pelo Presidente da República Federativa do Brasil. O que está em jogo, se é que ele entende, são vidas de milhões de brasileiros que sobrevivem a cada dia com o mínimo ou nada, uma desigualdade injustificável e impraticável.
E nesse conflito de vaidades, interesses e poder, podemos chegar a uma tragédia sem precedentes.
Nunca imaginei que vivenciaria uma pandemia e o confinamento social.
É aí que me vem a memória um trecho do  discurso de posse do Presidente eleito da República Federativa do Brasil, Jair Bolsonaro, em 01 de janeiro de 2019, em Brasília, no Distrito Federal, Brasil:

“Que Deus abençoe esta grande nação.
Brasil acima de tudo. Deus acima de todos.
Essa é a nossa bandeira, que jamais será vermelha. Só será vermelha se for preciso o nosso sangue para mantê-la verde e amarela.”

Parte do discurso de posse do Presidente eleito da República Federativa do Brasil, Jair Bolsonaro.

Link Ministério da Saúde: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46482-27-paises-sao-monitorados-pelo-ministerio-da-saude (a matéria foi retirada da rede)