Guilherme Bergamini

A viagem dos meus sonhos!
(2020)


Dia 30 abril de 2020.
O dia que ficou marcado na minha memória.
Uma viagem planejada durante cinco anos.
Todo o roteiro, logística, planos de como levar e armazenar comida.
Foram 10 dias muito intensos.
Poucas horas de sono para conseguir fazer minhas fotos nessa paisagem extremamente árida.
Você percorre quilômetros e não encontra uma “alma viva”.
Gasolina, precisa estocar, pois não encontra local para abastecer.
Precisei cobrir todo o meu corpo com roupas apropriadas, caso contrário, teria uma insolação que poderia colocar tudo a perder.
Tive muita sorte em ter todos os dias nublados nesse deserto maravilhoso, estava no lugar certo na hora certa, considero coincidências da vida.
Levei uma câmera de médio formato 6x6cm e meu tripé e mãos à obra!
O resultado foi esse ensaio “A viagem dos meus sonhos!” em que propus fazer uma fotografia por dia, como um diário visual de bordo.

Você que leu esse texto até aqui, preciso pedir desculpas!

Toda essa história que acabei de contar é mentira!
Essas fotografias são, na verdade, recortes de um arquivo digital apropriado do site da National Aeronautics and Space Administration (Nasa), ou Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço. O original possui 88797 x 22958 pixels, feitos pela Oportunity, veículo explorador geológico em Marte.
Um robô, que está há milhões de quilômetros do planeta Terra, que enviou imagens espetaculares da superfície de lá.
Acho que sou um pouco fascinado por fotografias de Marte, pensar tão longe e tão perto.

Você pode estar me questionando o porquê dessa história toda de misturar uma viagem de férias ficcional com o que existe de melhor em pesquisa, ciência e tecnologia aplicada.

Minha intenção é colocar em questionamento as responsabilidades e consequências no ato de mentir.

Isso porque o período político em que o Brasil está passando é trágico, um verdadeiro escárnio mundial.
É inconcebível ver um homem público desconstruindo tudo que foi conquistado nesses longos anos, com um único propósito: o poder.
Tudo é fake news, disseminadas aos milhões, como aquela facada tão questionada, que o impediu de ir aos debates nas redes de televisão brasileira. Se ele fosse, milhões de brasileiros que não foram votar por descontentamento ou força maior não permitiriam eleger Jair Bolsonaro a Presidente da República Federativa do Brasil.


São tantas irresponsabilidades com o cargo que ocupa, foram 47.040.906 pessoas que foram votar a seu favor!


Ministros que vão na contra mão dos direitos adquiridos, inconcebíveis de imaginar que essa qualificação de irresponsáveis possam ocupar um cargo tão importante.

Nesse período tive a oportunidade de ver a série em vídeo “Irmandade”, em que conta uma história fictícia de uma facção criminosa que surgiu no sistema carcerário brasileiro, falido. Uma bomba relógio prestes a explodir.

São tantas notícias desanimadoras, cada dia uma pior que a outra que me vejo questionando se estamos sendo Governados por um Estado Democrático de Direito ou por uma Milícia Evangelizadora.